'Fora do Ar': Cara a cara com Egídio Brito


O 'Fora do Ar' de hoje vem trazendo uma entrevista especial com o repórter da TV Cidade Verde, Egídio Brito. Jovem de profissão, de espírito e de idade, ele conta que a vontade de ser jornalista começou logo cedo, aos dez anos de idade. Saiu do ensino médio, começou jornalismo na FSA - Faculdade Santo Agostinho, mas foi no CEUT que ele saiu diplomado. 

Egídio começou sua carreira estagiando na Meio Norte, mas antes de chegar lá, ele passou pelo portal Clica Piauí aonde encabeçou um blog e postagens regulares. Na Meio Norte ele passou pela produção do programa de auditório 'Sabadão', mas logo em seguida seguiu para o jornalismo. Chegou a apresentar o 'Informe Meio Norte' e chegou a ser o apresentador titular do esportivo 'Olé'. Em 2013, seguiu para a TV Antena 10 aonde trabalhou com reportagens, e foi por lá também que ele começou a trabalhar como profissional tendo DRT tanto para jornalista quanto radialista. Brito é um dos poucos que conseguiu a façanha de 'experimentar' da adrenalina das quatro principais emissoras do Estado: TV Meio Norte, TV Antena 10, TV Clube e TV Cidade Verde (atual). E com tanta experiência vivida em tão curto espaço de tempo, é claro que ele tem muita coisa para contar pra gente.


Como foi que descobriu sua paixão pelo Jornalismo?
Eu adorava assistir o Jornal Nacional com o meu pai,  ficava fazendo perguntas a ele, eu era muito  curioso. Daí comecei a prestar atenção nos repórteres e queria ser um deles, então inventava  microfone com cano de PVC e ficava na frente do espelho brincando de ser repórter.  Também brincava de ser apresentador, mas queria mesmo ser repórter. Sempre fui apaixonado por televisão.

Primeira aparição de Egídio Brito - Informe Meio Norte
Quem foi seu maior incentivador?

O meu maior incentivador foi o meu pai, ele viu essa vontade em mim e sempre acreditou que seria possível.  Quando apareci a primeira vez na TV foi ao vivo ( Informe Meio Norte) , eu estava muito nervoso e minutos antes de entrar no estúdio liguei pra casa , então ele disse pra eu ficar calmo e colocar em prática tudo aquilo que eu havia treinado na frente do espelho quando criança.  Eu chorei na hora!!!

Se pudesse retornar ao passado e mudar algo, o que mudaria?
Nadinha!  Tudo foi muito intenso,  as coisas aconteceram muito rápido pra mim, as oportunidades surgiram e eu meti a cara sem medo. Apesar da torcida contra de alguns colegas na época que comecei, tudo deu certo, fui mais forte e aos poucos venho conquistando meu espaço.

Egídio apresentando o esportivo 'Olé'

Como é o dia-a-dia de um jornalista?
 Depende do jornalista.  Repórter de TV é uma montanha russa,  há dias que é de muito trabalho, outros que não.  No meu caso trabalho à tarde,  mas de casa fico na Internet acompanhando o que está acontecendo no mundo e, principalmente no nosso Estado,  geralmente o que de mais relevante acontece no início do dia, vai repercutir à tarde,  então leio tudo pra fazer uma boa cobertura à tarde.  Mas a vida de repórter de TV é  muita ralação.

O que mais te satisfaz em sua profissão?
Poder ajudar pessoas.  Já vi muita gente ser ajudada por meio de uma reportagem exibida na TV.  É o mais gratificante.

Qual a característica fundamental para ser um jornalista?
Ter talento e depois muita raça pra realizar o trabalho.  Tem gente que sonha em ser jornalista só pra ficar famoso,  pensa que é uma brincadeira,  mas quando se depara com a realidade desiste facilmente. Acordar cedo, dormir tarde, está disponível aos sábados e domingos ou a qualquer hora pra cobrir um fato não é pra qualquer um. Muitos sonham com o reconhecimento,  mas poucos conseguem, pois de fato não tem compromisso com a profissão.

O que você considera mais difícil na carreira de jornalista?
Eu não vejo muita dificuldade não.  Se você é uma pessoa que gosta do que faz tudo acontece de forma natural.

Participação no Jornal da Record
Qual foi o momento mais marcante da sua carreira?

A minha carreira ainda é muito recente,  são três anos  apenas de televisão,  mas tive a oportunidade de trabalhar nas quatro maiores emissoras do Estado e em cada uma delas eu vivi e vivo  algo especial.  No Meio Norte,  ter apresentado alguns programas da casa foi muito bom. Na Antena 10 ter emplacado matérias nacionais e até participação ao vivo no telejornal da Record, foi maravilhoso.  Na TV Clube tive uma noção do que é fazer  jornalismo de qualidade,  com compromisso. E na TV Cidade Verde eu me realizado e aprendo todos os dias,  pois tenho a oportunidade de participar de todos os telejornais da casa, com o incentivo da minha diretora ( Nadja Rodrigues) desempenhando aquilo que quero ser, um bom repórter!

Agradecemos a disponibilidade do jornalista Egídio Brito para nos conceder essa entrevista. E na semana que vem, a gente se encontra novamente com mais uma entrevista aqui no 'Fora do Ar'.


Por Zeke Rodrigues
Editor
'Fora do Ar': Cara a cara com Egídio Brito 'Fora do Ar': Cara a cara com Egídio Brito Reviewed by Portal P8 on 01:18:00 Rating: 5

2 comentários:

  1. Pessoal do blog perguntem pra ele essa história de ser formado pela CEUT porque não confere. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. de formada a bixa não tem nada! tudo fake

    ResponderExcluir

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Tecnologia do Blogger.